Cuba e Brasil mais próximos [fotos]

Traducción al español

Guilherme de Oliveira.- Norelys Morales Aguilera, uma conhecida jornalista e bloguera de Cuba, esteve na Câmara Municipal de Viamão na quarta (01). A atividade foi organizada pelo gabinete do Vereador Romer Guex (PSOL), o qual tem grande admiração pela ilha socialista. Às 17h, a jornalista realizou uma palestra sobre Cuba, abordando diversos temas como o sistema eleitoral, ideologia e comunicação. Cerca de 50 pessoas participaram da atividade e realizaram perguntas para jornalista.

A cubana iniciou a fala em um tom emocionado por estar em Viamão, onde segundo a lenda, um índio subiu em um monte e após observar cinco rios disse que viu a mão. Há 13 anos, cinco cubanos estão presos arbitrariamente nos Estados Unidos por terem se infiltrado em grupos terroristas de cubanos radicados em Miami. A associação foi praticamente automática. Outro fato que emocionou Norelys foi à ida para o Assentamento Filhos de Sepé em Viamão, onde após ver famílias que antes não tinham nada e agora tem terra para plantar e alimentar seus filhos, se lembrou de sua terra Natal. No assentamento também encontrou pais de dois jovens que estão estudando medicina em Cuba sem custo algum, em nome da solidariedade.

Durante a palestra, os participantes, que em grande parte eram jornalistas ou estudantes de comunicação, questionaram como é a comunicação na ilha. Norelys explicou aspectos específicos de Cuba, como o acesso a internet que precisa ser realizado através de satélite e não por cabos marítimos como em praticamente todos os países. Isso se dá porque os Estados Unidos bloqueiam o acesso cubano aos cabos que passam a 35 km da ilha, ocasionando que um vídeo que no Brasil demora 10 minutos para baixar, em Cuba demora 6 horas. Sobre a internet, a jornalista comentou a ocasião que apresentaram a internet para Fidel e ele afirmou que parecia que a internet havia sido inventada para os cubanos. A rede permitiu aos caribenhos interagirem e retratarem para o resto do mundo sua visão sobre a ilha, a qual é muito distinta da que aparece nos grandes veículos como El País e Folha de São Paulo.

Ao ser perguntada sobre a conhecida e promovida blogueira que tem como base dos seus textos a critica ao governo cubano, Norelys perguntou aos blogueiros ‘’ Quanto vocês recebem para manter seus blogs? Nada! Yoani Sabchez recebeu 5OO mil dólares. Em Cuba ninguém a conhece, ela foi criada e financiada pelos mesmos que mantém o bloqueio econômico e político contra Cuba’’.

A preocupação de muitos em difamar e bloquear os cubanos se dá pelo poder das idéias presentes na ilha, segundo a jornalista. ‘’Imaginem 10 milhões de cubanos propagando a democracia que vivem em nosso país onde todos são iguais e tem o direito e o acesso garantido a educação, saúde e moradia.

Vivo em um país de príncipes e reis, pois todas as crianças do meu país têm comida e educação garantida, sem ter que trabalhar para isso. ‘’, afirmou Norelys. Outro motivo é o interesse da máfia contra-revolucionária cubana erradicada principalmente em Miami. Esta máfia mantém deputados, senadores e o plano de invadir Cuba para logo após anexar a ilha aos Estados Unidos. Muitos manifestaram dúvidas sobre o sistema eleitoral cubano. ‘’Em Cuba temos um sistema democrático, com eleições de dois em dois anos que surpreende a sua abrangência por ser realizado em todos os bairros. Muitos criticam o modelo cubano, mas o que é exemplo? A Inglaterra com a sua rainha?’’ questionou Norelys.

Empolgado com a palestra, o Vereador Romer afirmou ao final da que ‘’é com muita honra que recebemos uma cubana em nosso município. Cuba que conseguiu erradicar o analfabetismo, que tem atendimento médico gratuito e amplo para todos, que é o país latino-americano que melhor conseguiu superar as diferenças de gênero no mercado de trabalho, é um exemplo para nós que estamos tão carentes da presença do poder público.’’

Não o último, mas o primeiro de muitos contatos que a jornalista cubana terá com os viamonenses. Após a palestra, houve troca de emails e blogs para que outras informações, mais comprometidas com a verdade e com a ética, cheguem ao Brasil.

1 comentario:

Fabio Salvador dijo...

Norelys, tua estada aqui em Viamão foi muito mais do que memorável. Foi esclarecedora e produtiva. É emocionante para pessoas de esquerda como nós, saber da existência e ouvir o testemunho da realidade palpável e uma experiência socialista que muitos consideravam perdida com o fim da URSS.

Eu escrevi no meu blog sobre o encontro. Ele também foi o tema da minha coluna no Jornal Sexta, que sai hoje. E do editorial do jornal, que eu fiz questão de escrever para esta edição.

Confira no meu blog:
http://www.fabiosalvador.com.br/index.php?materia=632

Está em português, mas se eu fui capaz de compreender-te em espanhol, imagino que consigas ler na minha língua também.

AddToAny